Cursos de
Graduação

Relatório
Vestibular
2002

O Curso de Filosofia baseia a formação do aluno no estudo dos diversos sistemas e modelos de análise relativos à manifestação cultural da humanidade. Para isso, além do interesse e motivação pela área, o aluno deve estar preparado para o trabalho intelectual e acadêmico.
O curso oferece duas opções de habilitação: o Bacharelado, que forma o aluno para atuar na pesquisa; e a Licenciatura, que permite ao estudante lecionar Filosofia no ensino médio. As disciplinas fundamentais do curso são as Histórias da Filosofia - de I a VIII - nas quais são estudadas as principais correntes de pensamento filosófico, assim como os principais pensadores de cada época.
Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996 - que prevê o ensino obrigatório de Filosofia para alunos do Ensino Médio - aumentou a demanda no mercado pelo profissional licenciado na área. Mas antes, o estudante deve se formar como bacharel e ainda cursar disciplinas pedagógicas, além de estágio supervisionado. O diploma, entretanto, não confere o status de Filósofo, mas sim de Bacharel ou Professor de Filosofia. Para ser Filósofo, é necessária a publicação de uma obra relevante e original. O estudante formado em Filosofia pode atuar, além da pesquisa e do ensino, em editoras e instituições culturais, ou como tradutor de obras filosóficas.
Para dar apoio às atividades desenvolvidas, o curso conta também com vários núcleos de pesquisa: Epistemologia e Lógica, que é responsável por várias publicações filosóficas de renome nacional; o de Ética e Filosofia Política, que oferece cursos e palestras de extensão fora da UFSC, com temas como violência, aborto e eutanásia; o Núcleo de Filosofia Antiga, que procura reativar o estudo, o ensino e a pesquisa do saber antigo, como o estudo do grego e do latim; e o Núcleo de Filosofia no Ensino Médio, que organiza encontros e palestras com professores de rede estadual de ensino.

Currículo:

Fase 01:
Introdução à lógica
Ética I
Filosofia política
História da filosofia I

Fase 02:
Lógica I
Estética
História da filosofia II
Ontologia

Fase 03:
Antropologia filosófica
Lógica II
Filosofia política I
História da filosofia III

Fase 04:
Teoria do conhecimento
Ética II
História da filosofia IV
Filosofia da linguagem

Fase 05:
História da filosofia V
Filosofia da ciência

Fase 06:
Epistemologia das ciências humanas
Filosofia política II
História da filosofia VI

Fase 07:
História da filosofia VII

Fase 08:
História da filosofia VIII

Disciplinas pedagógicas obrigatórias para a habilitação em licenciatura:
Estrutura e funcionamento de ensino de I e II graus I
Filosofia da educação
Didática geral B
Metodologia de ensino de filosofia
Prática de ensino de filosofia
Psicologia da educação

Disciplinas optativas:
Teoria do conhecimento I
Teoria do conhecimento II
Antropologia filosófica i
Epistemologia das ciências da vida
Lógica III
Lógica IV
Estética I
Estética II
Ética III
Ética IV
Filosofia política III
Ética V
Fundamentos filosóficos em bioética
Ensaios em bioética I
Ensaios em bioética II
Filosofia antiga
Pensamento oriental
Filosofia antiga I
Filosofia medieval
Filosofia medieval I
Filosofia moderna I
Filosofia moderna II
Filosofia moderna III
Filosofia moderna IV
Filosofia contemporânea I
Filosofia contemporânea II
Filosofia contemporânea III
Filosofia contemporânea IV
Filosofia da educação
Filosofia da história
Filosofia na América Latina
Filosofia da ciência I
Filosofia no Brasil
Filosofia do direito
Filosofia da religião
Filosofia da linguagem I
Filosofia da ciência I
Filosofia da ciência II
Filosofia da mente
Monitoria em filosofia I
Metafísica
Monitoria em filosofia II
Trabalho de conclusão de curso I
Trabalho de conclusão de curso II
Seminário de aprofundamento
Pesquisa em filosofia I
Pesquisa em filosofia II
Leitura de textos filosóficos em latim I
Leitura de textos filosóficos em latim II
Leitura de textos filosóficos em grego I
Leitura de textos filosóficos em grego II
Leitura de textos filosóficos em alemão I
Leitura de textos filosóficos em alemão II
Leitura de textos filosóficos em inglês I
Leitura de textos filosóficos em inglês II
Leitura de textos filosóficos em francês I
Leitura de textos filosóficos em francês II
Atividade de extensão em filosofia
Seminário de interpretação de textos I
Seminário de interpretação de textos II
Seminário de interpretação de textos III
Seminário de interpretação de textos IV
Leitura de textos filosóficos em grego III
Leitura de textos filosóficos em grego IV

Relação candidato/vaga no
vestibular UFSC 2002:
Noturno: 4.11
Diurno: 3.74

Vagas: 35 noturno e 35 vespertino/noturno

Duração: 8 fases

Titulação dos 24 professores:
21 doutores
2 mestres (doutorandos)
1 especialista.

Telefone:
331 9248

Internet:
http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/grad.htm



FILOSOFIA